Ho’oponopono: Tudo sobre a Filosofia Havaiana de Cura

No artigo de hoje eu vou falar tudo sobre a filosofia havaiana de cura que vem transformando a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo e que tem o nome de Ho’oponopono.

“Sinto muito, por favor me perdoe, sou grata, te amo.”

Quatro pequenas frases, porém…

Qual seu significado? Para que servem? Será que elas têm tanto poder? Será que são capazes de mudar a nossa vida? Renovar a nossa mente?

Essas e tantas outras, eram as perguntas que eu me fazia quando o assunto era Ho’oponopono.

Sempre ouvia que eram frases de limpeza, mas não contente com a resposta, fui procurar e estudar sobre esta ferramenta e fiquei impressionada o quão poderosa ela é, e por isso quero compartilhar com você.

O QUE É O HO’OPONOPONO

O Ho’oponopono é uma filosofia de vida, uma prece, um estado de espírito, uma ferramenta, capaz de nos libertar de energias e vibrações negativas, de liberar nossas memórias de dor. 

É um processo de limpeza de nossas crenças internalizadas.

Em resumo Ho’oponopono é o mesmo que “reparar” um erro ou ainda: Solucionar Problemas!

Ho’o significa Causa em havaiano e 
Ponopono significa Perfeição.

O Ho’oponopono, fez parte da antiga tradição ancestral havaiana e nesta época sempre que a comunidade passava por alguma discórdia ou problema de relacionamento, um mediador entrava em cena com todos os envolvidos e os orientava e exigia que todos pedissem perdão uns aos outros.

MORRNAH SIMEONA (XAMÃ E CURANDEIRA)

Depois a xamã kahuna, Morrnah Simeona simplificou e instituiu o Ho’oponopono de Identidade Própria, onde cada indivíduo é inteiramente responsável por seus problemas e por sua vez, poderia praticar o perdão sozinho, sem a necessidade de um mediador.

Segundo Morrnah Simeona, cada pessoa carrega dentro de si memórias de dor e elas por sua vez são trazidas à tona através de nossos problemas e isso acontece para que sempre,  sejamos avisados que precisamos voltar à Divindade, ou seja, ao perfeito amor.

meditation 1384758 1920 1024x706 - Ho'oponopono: Tudo sobre  a Filosofia Havaiana de Cura

Através do Ho’oponopono podemos libertar e deixar ir essas memórias dolorosas  e acessar a Divindade que habita em nós, retornando à luz. 

Ainda segundo Morrnah Simeona nós somos 100% responsáveis por nossa vida e por tudo que nos acontece e o Ho’oponopono vem para nos purificar e fazer-nos enxergar o Amor. Ela também dizia “a paz começa comigo e com ninguém mais.”

Ela também criou a oração original do Ho’oponopo:

“Divino criador, pai, mãe, filho como um só… Se eu, a minha família, os meus parentes e os meus ancestrais ofendemos a ti, tua família, teus parentes e teus ancestrais em pensamentos, palavras, realizações e ações desde o início da criação até o presente, pedimos o teu perdão… Permita que isto limpe, purifique, libere, interrompa todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas, e transmute essas energias indesejáveis em uma luz pura… E está feito”

Oração Resumida – retirada do Livro Limite Zero

Morrnah Simeona, ficou conhecida como uma “fazedora de milagres” e foi então que o Dr, Hew Len a conheceu, em 1982, quando ela curou sua filha e ele então resolveu largar tudo para segui-la, aprendeu com ela seus ensinamentos e mais tarde ele espalhou o Ho’oponopono para o mundo todo.

DR. HEW LEN

O Dr. Hew Len era psicólogo e foi chamado para trabalhar e cuidar de uma ala psiquiátrica em uma penitenciária no Havaí.

O local era péssimo, a taxa de falta dos funcionários era grande, pois todos tinham medo ou ficavam doentes, sem contar que a frequência de troca dos psicólogos era enorme, pois não conseguiam trabalhar muito tempo naquele local horrível.

O Dr. Hew Len, aceitou o trabalho, porém quando iniciou suas atividades, ele apenas pediu para verificar os prontuários dos pacientes e não ser incomodado em seu escritório.

Não é preciso dizer que todos acharam estranha aquela atitude, mas a respeitaram.

O mais curioso é que após alguns meses, tudo começou a mudar; pacientes que viviam algemados por serem perigosos, passaram a andar pelos corredores sem algemas, o índice de falta dos funcionários havia diminuído, outros obtiveram alta, mas como assim?

mandala 2041824 1920 1024x1024 - Ho'oponopono: Tudo sobre  a Filosofia Havaiana de Cura

Ele curou aquela ala inteira apenas analisando o prontuário de cada paciente e limpando as memórias, ou seja, praticando o Ho’oponopono.

Após três anos a ala em que o Dr. Hew Len trabalhava foi fechada, pois todos os pacientes foram curados.

Ele analisava o prontuário de cada um e, assim sendo, ele assumia a responsabilidade por cada paciente e praticava o Ho’oponopono para ele, já que ele tinha responsabilidade por cada um, pois ele tinha atraído aquela situação, então ele curava a parte de si que havia criado tudo aquilo.

Sim, Hew Len diz que o problema não era com os pacientes e sim com ele e que não era necessário mudá-los e sim mudar a si mesmo, afinal somos inteiramente responsáveis por tudo e por todos que entram em nossa vida.

Tudo, mais tudo mesmo, o que entra em nossa vida é de nossa inteira responsabilidade, nós criamos a nossa realidade e só cabe a nós liberar aquilo que não está de acordo.

ENTENDENDO NOSSO PAPEL NA CRIAÇÃO

Partindo da explicação que tudo é inteiramente nossa responsabilidade, fica claro entender:

  • Nós somos 100% responsáveis por tudo o que atraímos para nós e para nossa vida;
  • Nosso mundo externo é o reflexo do nosso mundo interno, ou seja, de nossos pensamentos e sentimentos predominantes;
  • Você não é vítima, não existem culpados, somente existe a realidade que você criou para si mesmo.
  • O que você pensa e sente, você cria.

Parece difícil digerir tudo isso a primeira vista, não é mesmo?

Mas fica mais fácil e menos doloroso quando descobrimos que o poder habita em nós e que até então criamos nossa realidade de forma inconsciente, mas agora temos a chave mestra em nossas mãos. Porém… 

É preciso entender um pouco mais sobre a nossa mente.

520 741 8 2 - Ho'oponopono: Tudo sobre  a Filosofia Havaiana de Cura

Desde nossos ancestrais e nossa tenra infância somos “abastecidos” por memórias e elas por sua vez não nos deixa, ao contrário ficam armazenadas ali, em nosso subconsciente.

Soa engraçado, mas não passamos de computadores ambulantes!

Muitas vezes agimos e tomamos decisões, não pelo que somos, mas pelas memórias que temos.

Essas memórias voltam à tona, sempre que temos uma situação de conflito, problema, dor, medo, angústia, raiva, dentre outros.

Eu sempre digo: que não somos o que queremos, mas sim, o reflexo do conjunto de crenças, memórias, pensamentos, sentimentos e palavras que internalizamos.

É preciso deixarmos esse “fardo” para voltarmos ao “nada”, e a ser de fato quem somos: A imagem e semelhança do Criador.

Estamos envoltos como que em uma bolha, e ela nos impede de ver o mundo como realmente ele é. Somos dominados pelo Ego.

Dr Hew Len também explica, conforme escrito por Joe Vitale em seu livro Limite Zero: 

“Temos duas maneiras de viver a vida: à partir da memória ou da inspiração. As memórias são antigos programas que voltam a ser executados; a inspiração é o Divino transmitindo-lhes uma mensagem.” 

Aqui peço-lhe permissão e abro um parenteses para indicar o livro Limite Zero à você que quer se aprofundar ainda mais sobre o Ho’oponopono. Caso queira adquiri-lo, CLIQUE AQUI.

Foi aqui, com essas palavras que eu entendi a importância e o milagre da prática do Ho’oponopono.

É através da prática do Ho’oponopono que nós conseguimos deixar o medo e as memórias “erradas” e voltar ao perfeito amor.

Aqui atingimos o ponto zero e vivemos segundo a inspiração Divina.

LIMPANDO MEMÓRIAS – VOLTANDO AO AMOR!

É confortante saber que somos os diretores da nossa vida e mais fantástico ainda é descobrir que temos ao alcance de nós, o tempo todo esta ferramenta de limpeza, capaz de nos libertar de nossas memórias de dor.

Para você se libertar de suas memórias, basta praticar diariamente a qualquer momento o Ho’oponopono.

Assim que você identificar alguma situação que lhe cause dor, desconforto, ou tire o seu foco do amor, da gratidão, pronuncie, ainda que mentalmente as quatro frases do Ho’oponopono: “Sinto muito, por favor me perdoe, sou grata, te amo.”

Mas não pare por aí, pratique o Ho’oponopono sempre,sempre, sempre, pois muitas vezes precisamos limpar em nós as memórias inconscientes, e elas, surgem sem que percebamos.

yoga 4148210 1920 1024x1024 - Ho'oponopono: Tudo sobre  a Filosofia Havaiana de Cura

Pratique o Ho’oponopono até que ele se torne um hábito em sua vida, pois mesmo quando não estiver em situações de conflito você pode praticá-lo para viver intensamente o momento presente. 

Isso mesmo, quantas vezes você está feliz e do nada você se distancia do presente e começa a dar foco às conversas internas de sua mente? Antes que elas se apossem de você, pratique o Ho’oponopono.

Pratique o Ho’oponopono, para sentir-se melhor em qualquer momento.

  1. Quer se sentir grato? Pratique o Ho’oponopono.
  2. Quer encontrar respostas e tomar a melhor decisão? Pratique o Ho’oponopono.
  3. Quer se desvencilhar do medo e da dúvida? Pratique o Ho’oponopono.
  4. Quer deixar de viver pelo ego e viver no perfeito amor? Simples, pratique o Ho’oponopono.
  5. Pratique o Ho’oponopono mesmo que nada esteja acontecendo

Internalize dentro de você as 4 frases de cura do Ho’oponopono, pois assim você vai estar a frente de suas crenças e vai estar, o tempo todo, vivendo segundo a inspiração do Criador.

E quando você viver no amor, nada vai lhe faltar, você já foi criado segundo a imagem de Deus e sendo assim você é co-criador de sua realidade, mas vivemos o tempo todo nos auto-sabotando pelo ego, pelo medo e pela dúvida.

QUAL O SIGNIFICADO DAS 4 FRASES DO HO’OPONOPONO?

“SINTO MUITO” por não saber que àquela memória me causava dor. Aqui você sente muito por não saber que carregava inconscientemente àquela memória que era responsável por causar dor, raiva, medo e problemas. 

“ME PERDOE” é pedir perdão a Divindade por ter agido segundo a memória, trazendo ela à tona e manifestando o problema ou a situação indesejada.

“SOU GRATA” é agradecer por poder libertar as memórias que geraram aquela situação indesejada, é dizer obrigado àquele problema. Aqui você reconhece seus problemas, ciente que os criou,através de suas memórias e agradece pela oportunidade de deixar ir o que não lhe fazia bem.

“TE AMO” aqui você volta ao “zero” e reconhece a Centelha Divina que habita dentro de você, você agora está no perfeito amor e diz te amo, pois sabe que o amor cura todas as dores e feridas, você se ama, ama ao próximo como a ti mesmo.Você liberou suas memórias e pode viver segundo a inspiração Divina.

É PRECISO FAZER 108 REPETIÇÕES?

Antes de entender melhor sobre o Ho’oponopono, era de praxe eu encontrar orientações para repetir o mantra por 108 vezes, mas…

108 - Ho'oponopono: Tudo sobre  a Filosofia Havaiana de Cura

Em momento nenhum o Dr. Hew Len nos diz que tem que ser feito 108 repetições do Ho’oponopono.

Ao contrário não encontrei em nenhum livro, a orientação das 108 repetições, bem como, o uso do japamala, mas então porque a maioria orienta a prática do Ho’oponopono desta forma?

O número 108 é muito utilizado pela espiritualidade indiana, tanto no budismo quanto no hinduísmo.

O número 108 é considerado sagrado, pois é composto pelos números 3, 9 e 12, vamos entendê-los:

O  NÚMERO 3

number 2084177 1920 1024x1024 - Ho'oponopono: Tudo sobre  a Filosofia Havaiana de Cura
  • O número 3, é o que compõe a trindade santa: Pai, Filho e Espírito Santo, também compõe O Poder, a Sabedoria e o Amor de Deus pelo homem;
  • É considerado o número da criação.
  • Multiplicando 3X3 chegamos ao resultado do número 9.

O NÚMERO 9

number 2084155 1920 1024x1024 - Ho'oponopono: Tudo sobre  a Filosofia Havaiana de Cura
  • O número 9, é o numero do Espírito Santo;
  • 9 também é o número de meses da gestação humana;
  • O número 9 é considerado o número que identifica o final e o início de um novo ciclo;
  • 9 é o número que representa o amor universal;
  • Pitágoras, filósofo grego, dizia que o número 9 é o limite para todos os demais números;
  • Na igreja católica o número 9 também é muito utilizado em novenas, pois o número 9 é o número da manifestação divina.

O NÚMERO 12

house number 385719 1920 1024x768 - Ho'oponopono: Tudo sobre  a Filosofia Havaiana de Cura

Outro número sagrado é o 12 por vários fatores:

  • Jesus teve 12 apóstolos;
  • Temos 12 signos do zodíaco;
  • O relógio marca 12 horas;
  • São 12 as legiões de anjos conforme consta na Bíblia: (Mateus 26 – 47:56);
  • 12 são os meses do ano, dentre outros.

Enfim chegamos ao número 108, ou seja, 3X3 = 9,  9X12=108.

É por todos estes fatores que o número 108 é sagrado, então fica mais fácil entender porque na maioria das vezes praticamos 108 repetições do Ho’oponopo.

Além disso ao repetirmos as 4 frases por 108 vezes, e de forma concentrada, alcançamos o “ponto zero”, alinhados ao Pai.

Mas quero colocar aqui minha opinião: Se puder faça as 108 repetições, mas caso não seja possível, não deixe de praticar o Ho’oponopono.

Eu por exemplo quando não disponho de tempo para fazer o mantra por 108 vezes, faço três, nove ou doze, afinal esses números também são sagrados.

De repente você está em uma situação que lhe causa raiva, dor, angústia, porém não pode parar e fazer a meditação com as 108 repetições, então, faça-as 3 vezes mentalmente, mas não deixe aquela memória ou situação se internalizar em você e se instalar em seu inconsciente, limpe antes.

O JAPAMALA

O Japamala é um cordão, rosário,  que contém 108 contas, ele auxilia a contagem da pronúncia dos mantras, ele é muito utilizado pelos indianos, pelos praticantes do yoga também.

JAPA em sânscrito significa sussurrar, rezar, recitar, murmurar, enquanto MALA significa colar, cordão.

Então JAPAMALA nada mais é do que um cordão que serve para contar os mantras no momento da meditação, mantendo assim sua mente focada, evitando que pensamentos intrusos queiram aparecer.

accessory 4614360 1920 1024x683 - Ho'oponopono: Tudo sobre  a Filosofia Havaiana de Cura

Se você não tem o Japamala,  você pode adquirir em nossa loja on-line Clicando Aqui. 

Outra ideia é utilizar o terço para fazer a contagem, como ele tem 54 contas, você vai precisar fazer a meditação, recitação do Ho’oponopono por duas vezes.

Também é válido utilizar feijão para fazer a contagem, afinal o que importa é manter o foco, procure a opção que ficar mais fácil e acessível para você. 

Mas se você não tem o Japamala, e não consegue utilizar outras formas de fazer a contagem, não use esse argumento como desculpa para não praticar o Ho’oponopono, como já mencionei, o importante é praticar, independentemente da quantidade de vezes que recitar as 4 frases.

COLOCANDO EM PRÁTICA O HO’OPONOPONO

Agora que você já entendeu o real significado do Ho’oponopono, entendeu que, ou vivemos pelas memórias ou pela inspiração Divina e também sabe que nada vem do externo e tudo vive dentro de você, não há mais desculpas para se vitimizar ou achar culpados aos seus problemas, ao contrário, agora você pode abrir as portas do amor e da paz interior, e agir conforme a inspiração de Deus, pois somente você tem a chave para a felicidade.

Eu agradeço por ter ficado comigo até o fim deste artigo, sei que ele ficou longo, mas espero do fundo de minha alma ter conseguido passar para você leitor, a verdadeira essência do Ho’oponopono e lhe convido a fazer agora uma meditação com a oração original e a pronúncia das 4 frases.

Quer saber ainda mais sobre o Ho’oponopono? Adquira os livros:

q? encoding=UTF8&MarketPlace=BR&ASIN=8532524206&ServiceVersion=20070822&ID=AsinImage&WS=1&Format= SL250 &tag=pensarepoder 20 - Ho'oponopono: Tudo sobre  a Filosofia Havaiana de Curaq? encoding=UTF8&MarketPlace=BR&ASIN=8532653073&ServiceVersion=20070822&ID=AsinImage&WS=1&Format= SL250 &tag=pensarepoder 20 - Ho'oponopono: Tudo sobre  a Filosofia Havaiana de Curair?t=pensarepoder 20&l=am2&o=33&a=8532653073 - Ho'oponopono: Tudo sobre  a Filosofia Havaiana de Cura

Paz e Bem!

Iara – Pensar é Poder

Revelado: Como Reprogramar a sua Mente Enquanto Dorme! Saiba Mais

Iara Bregadioli

Iara Bregadioli: mãe, esposa, contadora de formação, empreendedora digital e fundadora do Instituto Pensar é Poder. Apaixonada pela leitura e pelos estudos da Lei da Atração e da Física Quântica, encontrou sua missão: ajudar às pessoas a viverem um "Despertar de Consciência" e assim prosperar nesta jornada chamada vida!

Website: https://pensarepoder.com.br/sobre

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *